domingo, 23 de abril de 2017

Iniciando dieta APLV

Orientações fundamentais no início da dieta isenta de leite de vaca

Algumas informações básicas são indispensáveis quando se dá orientação a um paciente cuja dieta deverá ser isenta de leite e vaca e derivados:

Nenhum produto ou preparação que contenha leite de vaca pode ser utilizado.
Não se devem comprar alimentos cujo rótulo não traga a relação completa dos ingredientes.
Em caso de dúvidas, sempre se deve contatar os serviços de atendimento ao consumidor (SAC) e/ou um nutricionista.
Durante a vigência de dieta isenta de leite de vaca, não de devem utilizar outros leites, como de búfala, cabra ou ovelha.
Não comprar produtos vendidos sem embalagem.
Apesar de implicarem mais trabalho, alimentos produzidos em casa podem ser mais seguros do que alimentos industrializados.
É obrigatório a leitura do rótulo de todos os alimentos a serem consumidos, mesmo daqueles de uso habitual, pois sua composição pode ter sofrido modificações.
Identificar, no rótulo, a presença de leite de vaca no alimento, buscando a palavra ¨leite¨ ou termos a ele relacionados.

Exemplos: caseína, caseinato, soro de leite, leite em pó, margarina, manteiga, alfalactoalbumina, betalactoglobulina, globulina sérica bovina, albumina sérica bovina, etc.
Quando se trata de alergia ao leite de vaca, deve-se atentar para o risco de contaminação não intencional, pois componentes desse leite podem estar presentes em comprimidos, cápsulas, sabonetes, cremes, faciais, xampus e medicamentos de uso inalatórios para asma. Portanto, faz-se necessária a leitura atenta de todos os rótulos, para evitar contato do indivíduo suscetível com o alérgeno.



Fonte de imagem: www.boaformaesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário